segunda-feira, 31 de março de 2008

Expressões Populares - significado e histórico

MEMÓRIA DE ELEFANTE

Significado: Diz-se que as pessoas que se recordam de tudo tem memória de elefante.

Histórico: O elefante lembra de tudo aquilo que aprende, por isso é uma das principais atrações do circo.


OLHOS DE LINCE

Significado: Enxergar longe.

Histórico: Esses bichos têm a visão apuradíssima. Os antigos acreditavam que o lince podia ver através das parede.


CUSTAR OS OLHOS DA CARA

Significado: Serve para designar preços exagerados em qualquer relação comercial.

Histórico: Um costume bárbaro de tempos muito antigos deu início ao uso dessa expressão. Consistia em arrancar os olhos de governantes depostos, de prisioneiros de guerra e de pessoas que, por serem influentes, ameaçavam a estabilidade dos novos ocupantes do poder. Pagar alguma coisa com a perda da visão tornou-se sinônimo de custo excessivo, que ninguém poderia pagar. Um dos primeiros a registrar o dito foi o escritor romano Plauto (254- 184 a .C.), numa das 130 peças de teatro que escreveu.


É DO TEMPO DO ONÇA

Significado: É utilizada para aludir a um tempo muito antigo e que mantinha certos preceitos não mais utilizados na própria época.

Histórico: Essa frase é da época do capitão Luís Vahia Monteiro, governador do Rio de Janeiro de 1725 a 1732. Seu apelido era Onça. Numa carta que escreveu ao rei Dom João VI, Onça declarou que “Nesta terra todos roubam, só eu não roubo”. Houve uma época em que o governador foi apelidado de virgem no bordel.


TIRAR O PAI DA FORCA

Significado: Ter pressa.

Histórico: Essa frase é atribuída ao fato de Santo Antônio, estando em Pádua, ter que ir apressadamente até Lisboa para livrar seu pai da forca, lenda muito conhecida que nos legou essa frase que tem tanta atualidade neste século onde quase todo mundo corre “como quem vai tirar o pai da forca”.


Fonte: http://www.suigeneris.pro.br/, temporariamente fora do ar.

Nenhum comentário: