domingo, 30 de março de 2008

TIRA-TEIMA

Alguma vez o Atlético Mineiro já ganhou da Seleção Brasileira?

Aconteceu no Mineirão, no dia 3 de setembro de 1969. O Brasil, ainda treinado por João Saldanha, entrou em campo com a base do time que, no ano seguinte, seria tricampeão mundial no México: Félix, Carlos Alberto, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo (Everaldo); Piazza e Gérson (Rivelino); Jairzinho, Tostão (Zé Carlos), Pelé e Edu (Paulo César). O Galo jogou com Mussula, Humberto Monteiro, Grapete, Normandes (Zé Horta) e Cincunegui (Vantuir); Oldair e Amauri (Beto); Vaguinho, Dario, Laci e Tião (Caldeira). O Atlético venceu por 2 x 1, gols de Amauri, aos 41 minutos do primeiro tempo, e de Dario, o Dadá Maravilha, aos 20 do 2º. Pelé foi o autor do gol da Seleção, aos 4 do segundo. Essa foi a única derrota brasileira em todo o período de preparação para a Copa do Mundo de 1970.

Mesmo antes da conquista do Campeonato Mundial Interclubes, em 1983, já existia uma estrela dourada no alto da bandeira do Grêmio, acima do escudo. O que ela simboliza?

Ela homenageia o lateral-esquerdo Everaldo, único jogador gaúcho campeão mundial pela Seleção Brasileira no México, em 1970. Ex-juvenil do Grêmio, Everaldo Marques da Silva estreou entre os profissionais em 1966. Em 1972, ficou suspenso um ano, por agressão ao árbitro José Faville Neto. Só retornaria aos gramados em 1973. No ano seguinte, percorrendo o interior gaúcho em sua campanha para deputado estadual, Everaldo morreu depois que seu Dodge Dart encontrou uma carreta a 160 quilômetros por hora.

Quando e contra que adversário foi o jogo em que o Bahia precisava vencer por uma diferença de cinco gols e venceu?

O dia do milagre foi 4 de abril de 1981. Bahia e Santa Cruz jogariam na Fonte Nova, pela última rodada da Segunda Fase do Campeonato Brasileiro. Os dois clubes brigavam pela segunda vaga de um grupo que tinha, ainda, Ponte Preta (já classificada) e Corinthians (eliminado). O Tricolor baiano só passaria com uma condição: vencer por uma diferença mínima de 5 gols, fechando a campanha empatado com o próprio Santa e superando-o no saldo. A incrível chuva de gols aconteceu, aos 4, 13 e 43 minutos do primeiro tempo e aos 22 e 40 minutos do segundo.

Quem foi o mais jovem campeão mundial pela Seleção Brasileira em todos os tempos: Pelé, em 1958, ou Ronaldinho, em 1994?

Pelé nasceu no dia 23 de outubro de 1940. Quando ganhou a Copa do Mundo de 1958, na Suécia (no dia 29 de junho de 1958), tinha 17 anos, oito meses e seis dias. Ronaldinho era um pouco mais velho. Nasceu em 22 de setembro de 1976 e, quando foi tetra nos Estados Unidos, em 17 de julho de 1994, tinha exatos 17 anos, nove meses e 25 dias.

Nenhum comentário: