domingo, 9 de março de 2008

TIRA-TEIMA

Por que o Fluminense é chamado de “pó-de-arroz”?

Havia um jogador mulato chamado Carlos Alberto que defendeu o time em 1916. Como naquele tempo só os brancos eram bem recebidos pela torcida, ele passava quilos de pó-de-arroz no rosto antes de entrar em campo, para disfarçar sua origem. Mesmo assim, a galera não perdoava, atormentando o coitado com os gritos de “pó-de-arroz, pó-de-arroz” sempre que ele jogava. Hoje a brincadeira virou um símbolo da torcida.

Quem inventou a faixa diagonal da camisa do Vasco?

Foi o uruguaio Ondino Vieira, ex-técnico do time nos anos 40. Até então, o Vasco usava uma camisa toda preta, em cima da qual Ondino resolveu colocar uma faixa branca, imitando a do River Plate (um dos clubes que ele havia treinado). Vieira também dirigiu o Fluminense, clube pelo qual ganhou os títulos cariocas de 1938, 1939 e 1941. Conquistou o campeonato argentino (1936 e 1937) pelo River e o carioca (1945) pelo Vasco. Ondino Vieira morreu no dia 28 de junho de 1997, em Montevidéu, Uruguai.

É verdade que um jogador do Bahia se matou depois de ser expulso de um clássico contra o Vitória?

Esse jogo foi o Ba-Vi de 2 de julho de 1934. No fim do primeiro tempo, o atacante Bitonha, do Bahia, partiu para cima do árbitro Vivaldo Tavares, que, minutos antes, mandara repetir a cobrança de um pênalti contra o seu time. O juiz apanhou tanto que não voltou para apitar o segundo tempo. Bitonha foi preso. No dia seguinte, já liberado, abriu o jornal e viu sua foto. Bitonha se sentiu tão envergonhado que se suicidou, bebendo cianureto.

Quando a Seleção Brasileira passou a jogar de camisa amarela? Quem a inventou?

Depois da derrota para o Uruguai na Final da Copa de 1950, passou-se a acreditar que a camisa branca com gola e punhos azuis, usada pela Seleção Brasileira desde 1919, dava azar. Um concurso, ganho pelo professor gaúcho Aldyr Garcia Schlee, definiu o uniforme que conhecemos hoje. Ele estreou nos Jogos Olímpicos de 1952.

A Copa Fifa, que é disputada atualmente, também vai ficar com quem ganhá-la três vezes, como aconteceu com a Jules Rimet?

Não. Ao contrário do que aconteceu com a Jules Rimet – conquistada definitivamente pelo Brasil depois de vencer três Copas, em 1958, 1962 e 1970, e depois roubada da sede da CBF – a posse da Copa Mundial da Fifa é transitória. Cada campeão ganha apenas o direito de ficar com ela por quatro anos. Antes do início de cada Copa, ela deve ser devolvida pelo campeão, que ganha, em troca, apenas uma réplica banhada em ouro. A taça original está em disputa desde a Copa da Alemanha, em 1974. É de ouro maciço de 18 quilates e pesa 5 kg. Em sua base existe espaço para o registro de 17 campeões mundiais, suficiente para ser preenchido até a Copa de 2038.

Fonte: Revista Placar

Um comentário:

Daniel disse...

O médico vencedor do concurso da camiseta era pelotense, inclusive. Mas eu achava que esse concurso era pra copa de 70, estava enganado.