domingo, 20 de abril de 2008

TIRA-TEIMA

Onde seriam realizadas as Copas do Mundo de 1942 e 1946, que foram canceladas por causa da Segunda Guerra Mundial?

Em 1942, a Copa seria no Brasil (onde foi, por fim, realizada em 1950). Para 1946, eram candidatas a Alemanha – que só realizaria esse desejo, pela primeira vez, em 1974 – e a Hungria, aguardando sua vez até hoje.

Se o italiano Baggio não tivesse perdido seu pênalti na decisão da Copa de 1994, contra o Brasil, quem seria o brasileiro escalado para a quinta cobrança?

Bebeto cobraria o último pênalti brasileiro, mas não houve necessidade da cobrança. A Itália começou chutando – fora – com Baresi. Pagliuca defendeu o pênalti de Márcio Santos. Albertini fez Itália 1 x 0, Romário empatou em 1 x 1. Evani fez Itália 2 x 1, Branco empatou de novo. Aí Taffarel defendeu o pênalti de Massaro, Dunga marcou 3 x 2 para o Brasil e Baggio mandou para fora o último pênalti da Itália.

Quando e por que surgiram os cartões amarelo e vermelho?

Os cartões surgiram para facilitar a comunicação entre jogadores e juízes que falam línguas diferentes, em jogos internacionais. Tudo começou porque no jogo Inglaterra 1 x Argentina 0, pelas Quartas-de-Final na Copa do Mundo da Inglaterra, em 1966, o volante argentino Rattín gesticulava, tentando se fazer entender pelo árbitro alemão W. Kreitlein. Acabou expulso, pois o juiz, que não falava espanhol, pensou que estava sendo insultado. O episódio fez com que a Fifa pensasse uma maneira de jogadores e juízes que falavam línguas diferentes se entenderem melhor, principalmente quanto ao aspecto disciplinar. Por isso, a partir do Mundial seguinte, no México, em 1970, surgiram os cartões amarelo (advertência) e vermelho (expulsão). A partir daquela competição, a fórmula foi adotada em todos os jogos.

Quantos gols Bobô, o craque do Bahia, marcou na campanha do título brasileiro de 1988, de um total de 33 gols assinalados pelo Tricolor?

Para vencer o Campeonato Brasileiro de 1988, o Bahia jogou 29 vezes. Venceu 13, empatou 11 e perdeu apenas 5. Marcou 33 gols e sofreu 23. Ao contrário da impressão que ficou, em termos numéricos Bobô não foi tão decisivo assim. Fez apenas 6 gols (o artilheiro do time foi Zé Carlos, com 9, e o do campeonato, Nílson, do Internacional, com 15). Mas o meia estava presente na hora em que o time mais precisava. Como nas Semifinais contra o Fluminense (Bahia 2 x 1 em Salvador, com um gol dele) e na primeira partida da Final contra o Internacional de Porto Alegre (Bahia 2 x 1, dois gols dele). O título foi ganho com um empate de 0 x 0 em Porto Alegre, já em fevereiro de 1989.

Nenhum comentário: