domingo, 27 de abril de 2008

TIRA-TEIMA

Quais foram os clubes de futebol que mudaram de nome por causa da Segunda Guerra Mundial?

O caso mais conhecido é o do Palmeiras que, até 1942, se chamava Palestra Itália e teve de ser rebatizado antes mesmo de o Brasil lutar contra os italianos na Segunda Guerra Mundial. O mesmo aconteceu com o Palestra de Belo Horizonte, atual Cruzeiro. Mas houve também os casos do Jabaquara de Santos (ex-Espanha, país simpatizante do fascismo), e do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo (que disputava o Campeonato Paulista com o nome de Germânia).


Qual era a nacionalidade do goleiro do Peru, na partida que a Argentina venceu por 6 x 0, eliminando o Brasil da Final da Copa de 1978?

Coincidência ou não, o goleiro Ramón Quiroga era argentino de Rosário, onde nasceu em 23 de julho de 1950. Naturalizado peruano, tomou os seis gols naquela partida. Jogou, ainda, a Copa de 1982, na Espanha.


Qual jogador brasileiro marcou um gol sem chuteira na história das Copas?

Leônidas da Silva, o mesmo que inventou a bicicleta, considerado uma espécie de Pelé dos anos 30. O jogo era eliminatório, contra a Polônia, em 1938. A chuteira direita do atacante estourou e, enquanto ela era consertada fora de campo, Leônidas continuou jogando. Pegou o rebote de uma falta cobrada pelo ponta-esquerda Hércules e marcou um dos seus quatro gols na partida, vencida pelo Brasil por 6 x 5. Como chovia muito, o barro encobriu o pé do atacante, e o árbitro sueco Eckling (que havia apitado a Final de 1934) validou o gol, embora a regra proibisse jogar sem o uniforme completo desde aquela época.


Quantas vezes Pelé ganhou a Bola de Prata da Revista Placar?

Nenhuma. Desde a instituição do troféu, em 1970, Pelé foi considerado hors-concours. Não tinha mais nada a provar e, por isso, não recebia notas. Mesmo assim, recebeu uma Bola simbólica, naquele mesmo ano.


Quantas vezes Ademir da Guia jogou em partidas de Copa do Mundo?

Por incrível que pareça, uma única vez. Ou melhor, meia: ele entrou em campo contra a Polônia, na decisão do terceiro lugar da Copa de 1974, na Alemanha. Mas acabou substituído no intervalo pelo centroavante Mirandinha. O Brasil perdeu por 1 x 0 (gol de Lato) e ficou em quarto lugar.


Qual a maior goleada ocorrida no clássico Bahia x Vitória?

A favor do Bahia: 10 x 1 (8 de dezembro de 1939). A favor do Vitória: 7 x 1 (8 de julho de 1948).

Nenhum comentário: