segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Olimpíadas ?





(Ben Johnson, velocista pego no anti-dopping pelo uso de estanozolol)
Se aproximam as Olimpíadas de Pequim...
Existe dentro de mim um sentimento e gostaria
de compartilhá-lo com vocês sobre o que anda
acontecendo com o esporte de uma maneira
geral e particularmente no grande evento mundial
que as Olimpíadas representa.
Tenho sempre a impressão que o esporte - que sempre
considerei uma as mais importantes atividades humanas
- está sendo a cada dia mais desnaturado, pervertido.
Explico: a quebra de recordes mundiais,
na grande maioria das competições
das Olimpíadas, que acaba sendo o maior dos objetivos
dessas disputas, faz com que se utilize cada vez mais,
do recurso ao doping. A tal da " medicina esportiva"
a serviço de investidores ganaciosos,
tem como único objetivo, burlar os exames
anti-doping que são feitos nos atletas.
A cassação de medalhas conquistadas nessa e em outras
competições internacionais deixa bem nítida
essa desnaturação do esporte.
A raiz dessa perversão, eu considero
se localizar na transformação do esporte em profissão.
O que era originalmente uma atividade saudável, lúdica,
se transformou numa busca insana de performances
únicas que tornam alguns poucos milionários
e centenas de milhares, milhões de jovens frustrados e doentios.
Seria esse mais um dos aspectos da barbárie humana
que estamos vivenciando ?

Um comentário:

Anônimo disse...

stefan, acho lamentável tb pq é contrario ao espírito saudável do esporte e ético da competição. Mas acho ótimo o fato de serem pegos e punidos. Acho que tem a ver com essa coisa maluca dessa geração de querer chegar rápido ao sucesso, à fama , ao dinheiro. E pegam um atalho onde o fim parece justificar os meios. mas espero que os maus exemplos sirvam para alertar os que estão em formação. Além do doping tem outros exemplos de falta de ética nos esportes. mas quem sabe esses que estão começando agora resgatem o que realmente importa, ne?