quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

É PROIBIDO PROIBIR - CAETANO VELOSO


Discurso de Caetano Veloso durante a apresentação de "É Proibido Proibir", em meio às vaias no III Festival Internacional da Canção (Fase Nacional), em 68 – TV Globo.

"...Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? Vocês têm coragem de aplaudir, este ano, uma música, um tipo de música que vocês não teriam coragem de aplaudir no ano passado? São a mesma juventude que vão sempre, sempre, matar amanhã o velhote inimigo que morreu ontem? Vocês não estão entendendo nada, nada, nada, absolutamente nada. Hoje não tem Fernando Pessoa. Eu hoje vim dizer aqui, que quem teve coragem de assumir a estrutura de festival, não com o medo que o senhor Chico de Assis pediu, mas com a coragem, quem teve essa coragem de assumir essa estrutura e fazê-la explodir foi Gilberto Gil e fui eu. Não foi ninguém, foi Gilberto Gil e fui eu!”

“Vocês estão por fora! Vocês não dão pra entender. Mas que juventude é essa? Que juventude é essa? Vocês jamais conterão ninguém. Vocês são iguais sabem a quem? São iguais sabem a quem? Tem som no microfone? Vocês são iguais sabem a quem? Àqueles que foram na Roda Viva e espancaram os atores! Vocês não diferem em nada deles, vocês não diferem em nada. E por falar nisso, viva Cacilda Becker! Viva Cacilda Becker! Eu tinha me comprometido a dar esse viva aqui, não tem nada a ver com vocês. O problema é o seguinte: estão querendo policiar a música brasileira. O Maranhão apresentou, este ano, uma música com arranjo de charleston. Sabem o que foi? Foi a Gabriela do ano passado, que ele não teve coragem de, no ano passado, apresentar por ser americana. Mas eu e Gil já abrimos o caminho. O que é que vocês querem? Eu vim aqui para acabar com isso!”

“Eu quero dizer ao júri: me desclassifique. Eu não tenho nada a ver com isso. Nada a ver com isso. Gilberto Gil (entrando no palco). Gilberto Gil está aqui comigo, para nós acabarmos com o festival e com toda a imbecilidade que reina no Brasil. Para acabar com isso tudo de uma vez. Nós só entramos no festival pra isso. Não é Gil? Não fingimos. Não fingimos aqui que desconhecemos o que seja festival, não. Ninguém nunca me ouviu falar assim. Entendeu? Eu só queria dizer isso, baby. Sabe como é? Nós, eu e ele, tivemos coragem de entrar em todas as estruturas e sair de todas. E vocês? Se vocês forem... se vocês, em política, forem como são em estética, estamos feitos! Me desclassifiquem junto com o Gil! Junto com ele, tá entendendo? E quanto a vocês... O júri é muito simpático, mas é incompetente.”

“Deus está solto!”

(Cantando) “Me dê um beijo, meu amor/ Eles estão nos esperando/ Os automóveis ardem em chamas/ (declamando) Derrubar as prateleiras/ As estantes/ As estátuas/ As vidraças/ louças, livros, sim/ E eu digo, (gritando) sim/ E eu digo, não ao não/ E eu digo: (cantando) Proibido proibir. (Discursando) Fora do tom, sem melodia. Como é júri? Não acertaram qualificar a melodia de Gilberto Gil? Ficaram por fora. Gil fundiu a cuca de vocês, hein? É assim que eu quero ver. Chega! ..."

III Festival Internacional da Canção (Fase Nacional) – Maracanãzinho, Setembro de 1968.
1º Sabiá (Chico Buarque e Tom Jobim) – Cynara e Cybele (música também duramente vaiada)
2º Caminhando – Pra não dizer que não falei de flores (Geraldo Vandré) – Geraldo Vandré
3º Andança (Danilo Caymmi, Edmundo Souto e Paulinho Tapajós) – Beth Carvalho e Golden Boys
4º Passacalha (Edinho Krieger) – Grupo 004
5º Dia da Vitória (Marcos Vale e Paulo Sérgio Vale) – Marcos Vale

Gilberto Gil, junto com o grupo americano Beat Boys, defendeu Questão de Ordem, de sua autoria.

Este foi o último festival do qual Caetano e Gil participaram.

2 comentários:

Stefan disse...

Luiz...

revolucionário naqueles tempos
sombrios de patrulhamentos ideológicos onde o nacionalismo
impedia a livre expressão.

E oportuno para os dias de hoje....rs

Sem comentários

abração !!!!

Lari Glass disse...

Oi

Gostei do texto, estou fazendo um trabalho sobre a Ditatura Militar e sua Censura sobre os artista gostaria de trocar algumas ideias se possivel.

Obrigada