segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

CORRENTE


LUIZ BOTELHO


De todos os profissionais que estudaram e analisaram as músicas de Chico Buarque, nenhum, pelo menos que eu tenha conhecimento, fez qualquer menção à canção “Corrente”. Como considero esta uma das mais criativas composições de Chico, atrevo-me a tecer alguns comentários sem a pretensão, evidentemente, de considerá-los uma análise propriamente dita.

“Corrente” foi gravada no elepê “Meus Caros Amigos”, em 1976, junto com obras-primas como “O Que Será”, “Mulheres de Atenas”, “Olhos nos Olhos”, “Vai Trabalhar vagabundo”, “Passaredo” e “Meu Caro Amigo”. Talvez por essa razão tenha passado despercebida do público - não lembro de tê-la ouvido tocar nas estações de rádio uma vez sequer.

A letra é composta por 16 versos, dispostos aos pares, onde Chico faz uma autocrítica do seu samba começando a cantá-la dessa forma:

“Eu hoje fiz um samba bem pra frente

Dizendo realmente o que é que eu acho


Eu acho que o meu samba é uma corrente

E coerentemente assino embaixo


Hoje é preciso refletir um pouco

E ver que o samba está tomando jeito


Só mesmo embriagado ou muito louco

Pra contestar e pra botar defeito


Precisa ser muito sincero e claro

Pra confessar que andei sambando errado


Talvez precise até tomar na cara

Pra ver que o samba está bem melhorado


Tem mais é que ser bem cara de tacho

Não ver a multidão sambar contente


Isso me deixa triste e cabisbaixo

Por isso eu fiz um samba bem pra frente”


Percebe-se que Chico faz um elogio ao seu samba, que considera bem pra frente, e para contestar e botar defeito só mesmo embriagado ou muito louco ou ter a cara de tacho de não ver a multidão sambar contente, embora seja sincero e claro confessando que andou sambando errado.

No entanto, ao repetir a música, Chico troca os pares, juntando o segundo verso do primeiro par com o primeiro verso do segundo, o segundo verso do segundo par com o primeiro verso do terceiro, e assim por diante. Veja o que acontece:

“Dizendo realmente o que é que eu acho

Eu acho que o meu samba é uma corrente


E coerentemente assino embaixo

Hoje é preciso refletir um pouco


E ver que o samba está tomando jeito

Só mesmo embriagado ou muito louco


Pra contestar e pra botar defeito

Precisa ser muito sincero e claro


Pra confessar que andei sambando errado

Talvez precise até tomar na cara


Pra ver que o samba está bem melhorado

Tem mais é que ser bem cara de tacho


Não ver a multidão sambar contente

Isso me deixa triste e cabisbaixo


Por isso eu fiz um samba bem pra frente

Dizendo realmente o que é que eu acho”


Apesar dos versos serem os mesmos, o sentido muda completamente e o que antes era elogio passa agora a representar uma crítica ao seu samba que, embora Chico considere-o bem pra frente, só mesmo embriagado ou muito louco pra ver que ele está tomando jeito ou ser bem cara de tacho pra ver que o samba está bem melhorado. Talvez precise até tomar na cara pra confessar que andou sambando errado e se for muito sincero e claro irá contestar e botar defeito.

Para finalizar, Chico canta a música de baixo para cima: “Isso me deixa triste e cabisbaixo / Não ver a multidão sambar contente / Tem mais é que ser bem cara de tacho / Pra ver que o samba está bem melhorado...”.


Realmente uma corrente simplesmente genial.

Um comentário:

Stefan disse...

Luiz...
Bom que você colocou esse tema.
Desde a primeira vez que ouvi essa música, sinceramente não gostei dela.
Achei a melodia (é do Chico ?) pouco criativa, e a letra, entendi
menos ainda.
Diz, depois desdiz...
Seria interessante situá-la no período em que ela foi gravada,
prá talvez compreendê-la.
Chico passou por fases difíceis
na sua trajetória como um dos maiores artista brasieleiros, e para mim o maior letrista entre todos eles.

abração camarada !!!