sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

MEU VÍCIO

Preciso admitir que sou viciada. E pior, há muitos anos. Comecei cedo recebendo de presente de meus parentes mais chegados os primeiros livros da minha vida. Aí, não teve mais jeito, tornei-me uma leitora compulsiva pro resto da vida.
Gosto de quase todo tipo de livros, todo tipo de literatura, mas tenho um carinho antigo por livros policiais, que são considerados de segunda classe. Eu discordo. Encontrei um autor italiano, Andréa Camilleri, que é uma delicia de se ler. O primeiro título de Camilleri que me chegou às mãos foi a Forma Da Água, uma história policial, cujo protagonista é o investigador Salvo Montalbano, personagem de diversos outros livros policiais do autor. Gostei tanto que procurei outros gêneros literários, escritos por Camilleri, e encontrei novelas e contos. Um desses livros me chamou particularmente a atenção por muitas semelhanças entre a Sicília retratada por ele e os acontecimentos no Brasil na época da ditadura e das carteiradas. Chama-se A Ópera Maldita, e acho que merece ser conhecido por quem gosta de livros. Numa rede, numa sombra de coqueiro, numa bela praia, quando bate a vontade de fazer alguma coisa, peguem um livro que a vontade passa. Camilleri é ótimo pra relaxar sem culpa.

CRISTINA SAKABE

Um comentário:

Romyna Lanza disse...

Bem, fiquei responsável pela publicação dos textos da Rainha-Mãe da Bateria da Escola de Samba Sobre Todas as Coisas, Cristina Sakabe. Ele está com "problemas" no gmail. Aaaaaaaah, dona Cris.

Quando ela me passou o texto deixou bem clara sua intenção: como viciada em leitura, pretende divulgar nomes desconhecidos da literatura mundial. Adorei a iniciativa. Gosto de bons livros e confio no bom gosto da GOSTOSA Cristina Sakabe. Pra mim, quanto mais indicações, melhor.

Beijão, GOSTOSA!

Te adoro!